terça-feira, 29 de setembro de 2009

Julie & Julia #FestivalRio'09

Quem entrou na sala de Julie & Julia com o único intuito de ver Meryl Streep em cena, com certeza viu muito mais. Até porque o filme é mais longo do que o necessário (123 minutos). Mesmo assim, a comédia escrita e dirigida por Nora Ephron é um entretenimento daqueles que funciona bem.

O filme é baseado no livro homônimo escrito por Julie Powell (interpretada por Amy Adams), uma americana de 30 anos que leva uma vida sem grandes ambições, pra não dizer sem graça. Até que seu marido tem a ideia de que ela crie um blog para divulgar algo que ela goste de fazer. Depois de muito pensar, ela resolve fazer um desafio: durante um ano ela faria e divulgaria em seu blog todas as 534 receitas do livro "Dominando a Culinária Francesa", de Julia Child (Meryl Streep) - considerada a bíblia da culinária francesa para os americanos.

A opção de contar a vida de Julie e Julia de maneira paralela dá bastante fluidez ao filme, mas poderia ir por água a baixo. Afinal, quem não seria apagada em cena por Meryl Streep? Resposta: Amy Adams! Ela confirma nesse filme seu talento e a bem sucedida dobradinha que fez com Meryl em Dúvida - ao qual ela foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante no ano passado. Apesar de não contracenarem juntas em nenhum momento, as histórias das protagonistas se unem em temporalidades completamente distintas. Quanto à Meryl, sem comentários. Ela está divertidíssima e sua interpretação não lembra nenhuma de suas personagens anteriores. Incrível como ela consegue isso!

Recomendamos Julie & Julia pelas boas risadas que ele pode te render, mas faça isso de barriga cheia. Ver o filme com fome durante o horário do almoço não é lá das melhores ideias, já que os filme é um desfile constante dos mais diversos pratos da tentadora culinária francesa.. nhami!