terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Falta Que Nos Move #FestivalRio'09


Depois de ver Doce Perfume, o UBDQ deu um pulinho no Odeon para assistir a pré-estreia do filme brasileiro A Falta Que Nos Move, de Christiane Jutahy. Baseado na peça A Falta Que nos Move ou Todas as Histórias São Ficção da própria diretora, o filme brinca o tempo todo com os limites entre ficção e realidade.

Cinco atores são filmados durante uma antevéspera de Natal por três câmeras durante 13 horas sem qualquer interrupção na casa de Christiane. O grupo de amigos espera a chegada de uma sexta pessoa, que eles não sabem se chegará, e acaba por gerar tensas discussões entre os outros. Seguindo um plano de cenas pré-estabelecido e ensaiado, e dirigidos através de torpedos de celular, os atores desfilam durante os 95 minutos de filme as suas mais diversas frustrações, segredos, encontros e desencontros. Carência afetiva, acima de tudo.

No aspecto mais técnico, acho que a fotografia do filme é um dos destaques. A leveza utilizada ajuda a fazer com que as cenas não sejam transmitidas de maneira muito teatral na tela, o que seria bem fácil de ocorrer devido às origens do texto. E o roteiro também é bastante instigante e deixa o espectador em dúvida a todo o momento se o que ele vê é ficção, realidade ou se existe mesmo essa divisão. A cena do brinde que eles optam por refazer, visto que fizeram na hora errada segundo o roteiro pregado na parede da cozinha, ilustra bem essa brincadeira com a metalinguagem.

E é claro que grande parte do êxito do filme deve ser dividido com o elenco do longa, composto por Marina Vianna, Cristina Amadeo, Daniela Fortes, Pedro Brício e Kiko Mascarenhas - os mesmos atores da montagem original da peça. Eles nos revelam toda a complexidade do difuso processo de construção dos personagens em cena. O quanto da personalidade de cada ator está presente em cada personagem? Será que é possível apagar totalmente a sua subjetividade ao interpretar um papel? São algumas perguntas que o filme nos deixa de herança para pensar.