quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Beyond Ipanema #FestivalRio'09

O documentário Beyond Ipanema: Ondas Brasileiras na Música Global nos leva a uma viagem desde Carmem Miranda até o grupo alternativo Garotas Suecas e o funk carioca, mostrando como a música brasileira foi encontrando o seu espaço e penetrando no competitivo cenário internacional, sobretudo nos Estados Unidos. Durante os 87 minutos de exibição notamos todo o amor a primeira vista que os americanos tiveram com Carmem Miranda, e posteriormente com a música brasileira em geral.

Os diretores Béco Dranoff e Guto Barra iniciam a trajetória da invasão da música brasileira para além de suas fronteiras com a chegada de Carmem Miranda a Nova York em 1939. O documentário vai desde seus filmes, em que ela exigia em contrato ter falas em português, e seus espetáculos na Broadway, além do fascínio dos americanos por aquela mulher com frutas na cabeça.

Ao longo do filme o espectador vai sendo apresentado a vários momentos chaves como a bossa nova e a obsessão "the girl from Ipanema", a tropicália, com destaque para o grupo Os Mutantes, e o sucesso comercial de Sergio Mendes em solo americano. Mas talvez o grande trunfo do documentário seja ir além disso e mostrar como a música brasileira foi também redescoberta por artistas e públicos estrangeiros muitos anos depois.

Os anos 90 e esta primeira década do século XXI vêem esse redescobrimento da música brasileira, seja pelo retorno e consagração de grupos como Os Mutantes, sem Rita Lee, mas principalmente pelas diversas apropriações que djs em todo o mundo fazem com a nossa música. Bebel Gilberto e seu flerte com as batidas eletrônicas é com certeza uma das representantes desse momento de misturas e reconhecimento da música brasileira no exterior. O sucesso que bandas como Cansei de Ser Sexy, Bonde do Rolê e Garotas Suecas fazem na cena alternativa americana também não passa desapercebido pelo documentário, que também cita outros estilos musicais como o forró e o funk como cada vez mais influentes e presentes fora do país.

Documentários que traçam uma trajetória sobre a música brasileira não são tão incomuns, mas o grande feito de Beyond Ipanema é ir mais além. É buscar com um vastíssima quantidade de entrevistas, com nomes como David Byrne, M.I.A e Creed Taylor, além de Caetano Veloso e Gilberto Gil, traçar um panorama sobre a música brasileira no exterior até o contemporâneo e perceber suas misturas, colagens e reapropriações. Longe de tentar abarcar toda a história, o documentário é bem sucedido e traz várias curiosidades como um sebo recheado de LPs históricos de artistas brasileiros no East Village e também o samba ter entrado na grade curricular de uma escola americana do Harlem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário